domingo, 25 de setembro de 2011

Abri o Jornal Expressão de 08/09/11 e me deparei com uma matéria que me fez viajar de volta no tempo!! Muito Bom!!!! Valeu Douglas!!

Histórias do Velho Oeste

Escolhida a Garota Comerciária de 1986.

Publicado no Jornal Oeste, de 29 de Outubro de 1986.
No dia 25 de Outubro de 1986 foi escolhida a Garota Comerciária/86. O fato aconteceu durante o baile promovido pela AJUSC – Associação da Juventude de Sede Capela e Sociedade Esperança, com apoio da CDL de Itapiranga. Seis belas garotas representando o comércio de Itapiraguense concorreram ao título, sendo vencedora Valicir Melchiors, representando Peperi Materiais de Construção, sendo patrocinada pela Boutique Helita. O título de Garota Simpatia foi conquistado por Carine Weis, representante da Comercial Weis S/A. As demais concorrentes foram Angelita Soethe, representando JK Pneus, Deisi Alexandra Koerber, representando a Loja Arimar, Marlei Fanck, representando a Firma Schoeler, e Alice Weiland, representando o Comércio de Alimentos Rech de Sede Capela.
Valicir Melchiors

A mesa julgadora esteve composta pelo Prefeito Municipal Gilberto Henckes e esposa Valacir, Élbio Schmuneck e esposa Ivete, Hildo Maziero e esposa Sônia, Léo Schneider e Artêmio Scalon. A apresentação das candidatas foi feita pelo radialista Hermes Soethe e a animação ficou por conta do conjunto Os Átomos.





Competências, atitudes e comportamento do jovem no mercado de trabalho é tema da palestra de Valicir Trebien na Semana de Agronomia da FAI Faculdades.


Quinta Semana da Agronomia da FAI é realizada com sucesso
Jornal Regional, 24 de Agosto de 2009 às 20h24min

Atualidades sobre inúmeros temas da Agronomia debatidos com os acadêmicos na forma de palestras e mini-cursos resumem os três dias da Quinta Semana da Agronomia da FAI Faculdade, evento organizado pelo Centro Acadêmico de Agronomia juntamente com a Coordenação do Curso.

O evento começou na quinta feira com o Engenheiro Agrônomo Márcio Cossa da Yara Fertilizantes, que destacou a importância de uma adequada nutrição das plantas, tanto de macro como micronutrientes, para elevadas produtividades das culturas e qualidade dos alimentos.

Na sexta-feira aspectos da produção da cultura do milho foi o tema abordado pela Agroeste Sementes. Destaque especial foi dado ao uso da biotecnologia para aumentar a resistência da cultura à pragas e doenças e melhoria da qualidade nutricional do grão. Outros aspectos abordados foram a fisiologia e adubação e o arranjo espacial da cultura para aumento da eficiência produtiva.

À tarde, o Doutorando da UFRGS Anderson Nunes abordou o uso de métodos químicos e demais métodos para controle racional de plantas invasoras. O palestrante mostrou, por exemplo, que a redução do espaçamento em algumas varidades de milho pode apresentar um controle significativo de invasoras. Na sequência, o Engenheiro Agrônomo da Syngenta Luciano Visintin palestrou sobre controle de pragas e uso de redutor de crescimento em culturas anuais. O controle preventivo de algumas pragas, principalmente em milho, foi destacado pelo palestrante

A Quinta Semana da Agronomia finalizou no sábado com os mini-cursos. Quatro mini-cursos foram ministrados: Produção de Sementes (Eng. Agrônomo Luiz Behm - Guerra Sementes), Melhoramento Genético de Soja (Eng. Agrônomo Adriano Luiz Sansigolo -Syngenta), Competências, atitudes e comportamento do jovem no mercado de trabalho (Psicóloga Valicir Trebien - Cargill) e Doenças em culturas anuais (PhD Ariano Prestes - Universidade Passo Fundo e EMBRAPA Trigo).

De acordo com o Presidente do Centro Acadêmico – Alexandre Pisoni, todas as atividades foram avaliadas pelos participantes como sendo de ótimo nível. O momento foi propício para aprofundar conhecimentos específicos em áreas de atuação do Engenheiro Agrônomo

Palestra de Valicir Trebien na Semana Acadêmica de Engenharia de Alimentos da UNOESC SMO

Semana Acadêmica de Engenharia de Alimentos surpreende organizadores
Evento acadêmico esteve relacionado às áreas de engenharia, ciência e tecnologia de alimentos, formação pessoal e empresarial
Foi realizada a 3ª Semana Acadêmica do curso de Engenharia de Alimentos da Unoesc, campus de São Miguel do Oeste. Nas três noites do evento, ocorreram debates e palestras com focos variados, onde acadêmicos, professores e população puderam obter informações profissionais ligadas ao setor de alimentos da região.
Conforme a coordenadora do curso, professora Msc. Eliane M. de Carli, o objetivo do evento era abordar temas de interesse acadêmico pelo fato de o curso ser recente na região e também por buscar ascensão local. Contudo, segundo ela, as noites surpreenderam positivamente em razão de haver grande participação de estudantes de outros cursos e também profissionais que já atuam na área. "A princípio, o público seria de acadêmicos, mas tivemos pessoas de outros cursos aqui da Unoesc e também gente que trabalha nas indústrias da região", reforça.
Na avaliação da professora, todos, especialmente os acadêmicos, saíram satisfeitos com a Semana Acadêmica. "Fomos muito felizes com relação ao público e também aos temas das palestras. Eles puderam rever e aprender novos conceitos de mercado", comenta. Conforme Eliane, a opção por três noites de palestras teve o intuito de trazer bastante informação e motivação aos alunos, visto que o curso é novo e a profissão é abrangente e promissora. "A engenharia de alimentos é uma das profissões que menos perdem mercado devido à necessidade mundial de se produzir alimentos", finaliza.
PALESTRAS
Os temas abordados durante o evento foram: Microbiologia - ferramenta para segurança alimentar; Controle de resíduos de antibióticos no leite - do produtor ao consumidor; Higienização industrial com foco na indústria de carnes e derivados; Procedimentos para limpeza CIP - linhas frias e quentes; Hidrocolóides - utilização na indústria láctea; Competências, comportamentos e atitudes - o jovem no mercado de trabalho.
MERCADO DE TRABALHO
Conforme a palestrante da noite de encerramento, a psicóloga e gerente de recursos humanos da Seara Alimentos de Itapiranga, Valicir Melchiors Trebien, o mercado de trabalho possui implicações diretas sobre o perfil e o comportamento dos jovens. "O objetivo da palestra é ajudar o jovem a entender algumas características e algumas situações que ocorrem no mercado de trabalho, onde a gente percebe que ele comete alguns erros desnecessários", destaca. Conforme ela, tais erros podem comprometer a carreira dos jovens.
Outro fator destacado por Valicir, foi a diferença de idade e também de perfil individual existente dentro de uma mesma empresa, e que precisa ser dada atenção. "Existem pessoas de 18 anos, de 60 anos, que foram criadas diferentemente umas das outras, com formações e vivências em épocas diferentes, mas que precisam aprender a trabalhar juntas". lembra. Segundo ela, os jovens possuem dificuldades em entender os mais velhos e vice-versa. "Então, esse é o objetivo. É preparar o jovem pra o que ele pode vir a enfrentar no mercado de trabalho. É facilitar pra que ele obtenha sucesso", conclui.


1 / 2

Entrevista com a psicóloga Valicir Trebien, especialista em Gestão de Pessoas, ao Jornal Folha do Oeste, sobre Jovens e o Mercado de trabalho.

O jornal Folha do Oeste veiculou uma serie de repostagens sobre os jovens e o  mercado de trabalho.
Em entrevista  concedida pela psicologa Valicir Melchiors Trebien com 20 anos de experiencia em processos de seleção e desenvolvimento de jovens e adulton no mercado de trabalho foram comentados varios aspectos decisivos para a seleção e desenvolvimento e sucesso dos profissionais.
Devido ao mercado estar cada vez mais profissionalizado e exigente, a escolha por pessoas capacitadas a ocupar tais cargos tem se tornado mais criteriosa. Na busca por estas vagas existem milhares de jovens ávidos por oportunidades. Na disputa pelas mesmas vagas, há também profissionais experientes. E na hora da seleção, um fator determinante pode ser o comportamento.
VAGAS
De acordo com a psicóloga e especialista em Recursos Humanos, Valicir Melchiors Trebien, existem diferentes situações em que uma empresa busca novos profissionais. "Normalmente, quando há vagas abertas, é devido a profissionais que saíram, ou então porque a empresa está em processo de ampliação", comenta. "Seja qual for a necessidade, se a empresa precisar repor ou ampliar o quadro de funcionários, ela vai para o mercado buscar", complementa.
ESCOLHAS
Para Valicir, essa busca, muitas vezes, ocorre por meio de currículos que a empresa recebe, por indicações diretas ou por intermédio de agências de empregos. "Os currículos numericamente elevados são os de pessoas mais jovens, que estão em início de carreira", diz. "Também existem as agências de empregos como o Sine (Sistema Nacional do Emprego) e o Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola) aqui na nossa região, utilizados quando a busca é mais especializada. Mas o currículo é uma das formas", coloca.
Por fim, como pontua Valicir, existe a indicação. Segundo ela, as indicações podem partir da própria administração, dos funcionários ou até de agentes externos. Na opinião da profissional, comportamento e relacionamento interferem nas indicações. "Às vezes percebo que os jovens não entendem o que é network, e o que significa tudo isso", constata. "É importante que ele seja positivamente percebido. Seja nas experiências de estudante ou nas experiências profissionais. Ele precisa ter uma boa imagem como estudante ou profissional para ser visto pelo mercado", arremata.
Conforme a especialista, dentre os critérios mais relevantes no momento da escolha, está o aspecto comportamental. "Conta muito na questão da percepção desse profissional ou desse candidato, o fato de ele ter um perfil comportamental de uma pessoa motivada, comprometida, que saiba trabalhar na coletividade, que tenha vontade de fazer", aponta. "É preciso ter, eu diria, brilho nos olhos", resume. Segundo Valicir, "tudo isso é network, ou seja, uma consequência", define. "É a capacidade de trabalhar em equipe, de ser uma pessoa que consegue agregar positivamente em uma equipe. Isso gera uma visão positiva sobre o profissional.", opina.
FORMAÇÃO
No entender de Valicir, a formação não é critério decisivo para a contratação. Para ela, é o ponto de partida. "É o início, onde se estabelece uma formação mínima em tal área", reforça. "A partir de indicações e currículos, com determinado nível de necessidade de formação, é que se fazem as escolhas", esclarece.
COMPORTAMENTO
Valicir conta que, muitas vezes, quando alguém é indicado, normalmente são por impressões que a pessoa causou em outros momentos, ou em razão de ela ter chamado a atenção pelo comportamento, pela forma como se comporta. "As impressões são importantes. Só que não adianta o jovem se preocupar com a primeira impressão. É a primeira, a segunda, a terceira e assim por diante, sucessivamente. Tem que estar sempre preocupado em demonstrar a sua consistencia profissional", comenta. De acordo com ela, o comportamento levado em conta não é só o da entrevista de emprego. "É o do dia a dia. Não adianta impressionar no primeiro contato e depois não ter consistência no trabalho", completa.
Conforme a especialista, a consistência está presente no conhecimento do candidato ou do profissional. Para ela, este profissional precisa saber o que quer. "Precisa saber se o trabalho tem a ver com os interesses dele, avaliar as condições estabelecidas", frisa. "Ele tem que buscar conhecer mais a empresa que pretende trabalhar. Tem que ser franco e humilde no sentido de entender o que a empresa procura. Por fim, ter tranquilidade, estar disponível, ter vontade e reconhecer as limitações da empresa e de si mesmo", detalha. Para ela, outra característica considerada é o comportamento em relação ao antigo emprego. "É necessário ética e respeito em relação ao trabalho ou experiências anteriores. Falar mal do emprego anterior, jamais. Pega muito mal", conclui.
Na avaliação de Valicir, o comportamento fora da empresa também serve de parâmetro. Para ela, é na postura fora do trabalho que começam a surgir as referências para posteriores indicações. "Quem é que vai colocar o seu nome em jogo para indicar alguém que se porta inadequadamente fora do trabalho, que fica fazendo arruaça, ou brigando na escola, no jogo de futebol, nas ruas, etc?", indaga. Na visão da profissional, as chances de contratação desse jovem são bem inferiores. "Então, é ele mesmo quem se prejudica", finaliza. 
Folha do Oeste
Aspectos comportamentais são parâmetros decisivos no momento da contratação

Palestra sobre os desafios da area de gestão de pessoas. FACC - Concórdia - SC



Aconteceu na I Jornada do Curso de Administração da Faculdade de Concordia SC a palestra com a professora de graduação e pós graduação da FAI -Itapiranga e Gerente de Recursos Humanos  da Seara Alimentos, Valicir Melchiors Trebien. O tema foi o papel da área de Recursos Humanos e os desafios do setor e das empresas em relação a Gestão de Pessoas.

sábado, 24 de setembro de 2011

Palestra com professores da Escola Basica São Vicente - Gerações que estão no mercado de trabalho: Desafios para a escola e empresas

 

Encontramos dentro das empresas e escolas pessoas que viveram processos psicossociais extremamente distinos e isto tem representado um grande desafio para professores, pais, gestores empresarias e demais pessoas da sociedade. As transformações da sociedade  interferem e mudam os comportamentos e características de cada geração.  As gerações mais novas, caracterizadas com Geração Y e Geração Z nasceram numa sociedade onde os avanços tecnológicos e o acesso aos meios de comunicação estão em amplo desenvolvimento. Os mesmos não conseguem imaginar um mundo não exista a comunicação instantânea, internet, celular e outras facilidades tecnológicas. As escolas e empresas nem sempre conseguem acompanhar toda esta velocidade e isto faz com que muitos jovens visualizem a escola  e os locais de trabalhos tradicionais como um lugar estranho e pouco atrativo trazendo dificuldades educativas e de desenvolvimento.

É muito importante ouvir os conselhos de quem já viveu muitas experiências. Tem muito a ensinar!!!

Escolha Profissional, Desenvolvimento e Carreira

A escolha profissional é um momento  muito importante na vida de todos os jovens. Esta escolha será decisiva para ser um adulto pessoal e profissionalmente realizado. Entenda mais sobre isto vendo a excelente matéria criada por Daniel, Cristiane e Juliana da 2° série do Ensino Médio da Escola Básica São Vicente de Itapiranga.