quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Profissionais buscam teatro para melhorar comunicação no trabalho.

Existem varias formas de desenvolver habilidades.  Ótima materia!!!

21 de outubro de 2011 • 13h54Por: Karla Santana Mamona
SÃO PAULO – O coordenador de TI (Tecnologia da Informação) do Itaú-Unibanco, Diego Mariano de Campos, é o responsável por comandar uma equipe de 15 profissionais. Com o objetivo de melhorar a comunicação no trabalho, ele procurou um meio pouco convencional: o teatro.
Campos é um dos ex-alunos do curso “Teatro para Executivos”, desenvolvido pelo Núcleo de Artes Cênicas do Teatro FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado). O profissional conta que, além de aperfeiçoar a comunicação, o teatro ajudou no processo de autoconhecimento.
“Procurei o curso porque queria me comunicar de uma maneira mais natural, menos tenso nas apresentações. O resultado foi positivo. Aprendi a lidar com isso. Com o teatro, também comecei a enxergar melhor o outro. As aulas ajudam no desenvolvimento da percepção”, diz.
Resgate da sensibilidadeUma das professoras do curso é a atriz Nany di Lima, que também é psicóloga e coach de speech. A especialista explica que o curso foi criado devido a uma necessidade dos profissionais formados pela FAAP se tornarem excelentes comunicadores.
Nany explica que a dificuldade em relação à comunicação é consequência de uma formação acadêmica mais formal, o que faz com o profissional perca um pouco da sensibilidade.
“Os executivos, quando estão se apresentando em palestras, não têm vinculação nenhuma com a plateia, o que torna a comunicação mais difícil. O que comunica é o sentimento, e nisso eles têm dificuldade”, acrescenta.
Profissional em cenaA professora afirma que muitos exercícios são realizados individualmente, ou seja, o aluno fica sozinho no palco, o que ajuda também a combater a timidez. Em outros momentos, eles representam cenas do próprio cotidiano no ambiente de trabalho.
Nany lembra que, durante um exercício, uma aluna encenou um pedido ao gestor. Para a aula, expor este pedido era importante, porque, devido à timidez, ela não conseguia conversar com o chefe. Passados alguns meses, a professora recebeu um telefonema da profissional dizendo que conseguiu conversar com o chefe e alcançou o que desejava: ser transferida para a sede da empresa em São Francisco (EUA).
“No teatro ninguém sai incólume. O teatro faz a diferença, ele faz a reconexão com o sentimento. É como se fosse um incentivo”, declara a atriz.
Vontade de ser atorApesar do teatro proporcionar muitos benefícios aos profissionais, existem aqueles que procuram os cursos simplesmente por vontade de conhecer mais sobre as artes cênicas. É o caso do jornalista Luís Joly.
“Escolhi o curso porque tinha o desejo reprimido de ser ator. Tinha vontade de experimentar as aulas de teatro, que poderiam me beneficiar no mundo corporativo. Com o curso, aprendi a controlar melhor as minhas emoções”, finaliza.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

I Simpósio de Administração e I Fórum de Gestão da Tecnologia da Informação - FAI

Seleção de pessoas - Os dois lados da mesa!!!

Curso sobre o  que as empresas buscam nos profissionais  e os cuidados que os candidatos devem ter num processo de seleção de vaga no mercado de trabalho. Foram tratados sobre as formas como as empresas fazem a seleção de pessoas, como são avaliados os candidatos e os erros mais frequentes e cruciais cometidos pelos candidatos em processo de seleção.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Carreiras: quais competências necessárias aos 20, 30 e 40 anos?

Já é de domínio da maior parte das pessoas que, atualmente, as competências e o comportamento dos trabalhadores são mais importantes para as empresas do que os conhecimentos técnicos adquiridos.
Contudo, de acordo com a gerente técnica da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Pérola Lucente, as expectativas das empresas mudam conforme a idade do profissional. Assim, veja abaixo o que é esperado de quem tem 20, 30, ou mais de 40 anos.

20 anos
Segundo Pérola, as empresas tendem a ser mais tolerantes com quem está iniciando a carreira, sobretudo no que diz respeito à ansiedade e impulsividade. Apesar disso, alerta, atitudes como falta de cordialidade e impaciência exacerbada não são bem vistas nas corporações.
Dentre os requisitos esperados destes jovens profissionais, a gerente destaca a flexibilidade, disciplina, energia, vontade de aprender, além da criatividade.
“Nesta fase, espera-se que o profissional saiba, por exemplo, trabalhar em equipe e que tenha boa formação, não só cultural, como educacional”, adverte.
30 anos
Quando o profissional chega na casa dos 30 anos, as empresas esperam que possam atuar no operacional, mas que também tenham equilíbrio e bom senso para a gestão.
Aqui, liderança, intermediação de conflitos, persuasão e iniciativa são características apreciadas, sendo que este é um bom momento para o profissional reforçar a formação acadêmica, cursando uma pós-graduação ou um MBA.
“A pessoa tem que saber dosar a pressão, visto que, provavelmente, ela estará ocupando cargos de média chefia. Além disso, é importante ter mais energia, responsabilidade, foco em resultado e equilíbrio”, explica Pérola.
40 anos
Por fim, dos profissionais com 40 anos ou mais, explica a especialista, as companhias esperam maior controle emocional, não havendo mais decisões por impulso, por exemplo.
Boa visão de negócios, de planejamento, liderança consolidada e desenvolvimento de pessoas são outros atributos desejados, sendo que aos 40 anos ou mais os profissionais não devem ser agressivos, nem autoritários.
“Um profissional maduro deve abandonar as questões operacionais e atuar de forma estratégica, funcionando como um porto seguro para a equipe”, finaliza Pérola.

17 de outubro de 2011 • 15h53Por: Gladys Ferraz Magalhães

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Mudar de postura é principal dificuldade dos jovens no trabalho.

Um levantamento realizado pelo Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios) revelou as principais dificuldades dos estudantes no ambiente profissional. Pelos dados, 34% apontaram a necessidade de mudar de postura e de vestimenta, enquanto 26% disseram que o mais difícil é ficar sem acesso às redes sociais.
Outras respostas apontadas foram adequar seu vocabulário, citado por 23% dos estudantes, e cumprir os horários, resposta dada por cerca de 16% dos entrevistados. A pesquisa foi feita entre os dias 19 e 30 de setembro deste ano.
Criando hábitosDe acordo com o Superintendente do Nube, Alberto Cavalheiro, esse quadro se forma pois é o momento que os estudantes estão tendo suas primeiras experiências profissionais e ainda não criaram os hábitos necessários ao mundo corporativo.
Cavalheiro lembra que os jovens encontram tais dificuldades, pois ainda estão apegados, no caso do vocabulário, às gírias que usam com os amigos e famílias. Adicionalmente, ainda estão muito acostumados com as roupas que vestem em casa ou na faculdade e possuem dificuldade em entender que no ambiente profissional não existe toda a liberdade que possui fora dele.
No caso do vocabulário, “com o tempo eles vão se ambientando, vão começando a ter um vocabulário próprio da área”, observa. Quando o assunto são as gírias, é preciso reconhecer que nem todos são capazes de saber quais as gírias que falam. Com isso em mente, a estratégia é: peça ajuda para amigos próximos ou para algum membro da sua família, no sentido de apontar quais as gírias que você tem o costume de falar. Anote as gírias e sempre que for falar tente substituí-las por outras palavras. Assim, com o tempo, você vai observar que estará falando menos tais termos.

domingo, 16 de outubro de 2011

Facebook ou Linkedin: qual a rede mais utilizada pelos recrutadores?

A seleção em tempos de redes sociais!!

14 de outubro de 2011  
Por: Gladys Ferraz Magalhães

As redes sociais cada vez mais fazem parte das vidas das pessoas e, dessa forma, acabam sendo ferramentas importantes para auxiliar quem busca por uma oportunidade no mercado de trabalho. Entretanto, são diversas as redes disponíveis, o que faz surgir a pergunta: qual a mais utilizada pelos recrutadores?
De acordo com pesquisa realizada pela consultoria especializada em recrutamento, Potentilalpark, a resposta para tal questão depende da posição a ser ocupada pelo profissional. Quando se trata de busca para cargos de liderança, por exemplo, as empresas ainda preferem utilizar o Linkedin; já se o objetivo é contratar novos talentos, nos Estados Unidos, Europa e Ásia, o Facebook é mais indicado.
Ainda segundo o levantamento, a preferência pelo Facebook para buscar novos talentos passa pelo fato da rede ser a mais utilizada pelos jovens profissionais, ser gratuita e permitir maior interação com o recrutado.
Brasil
No Brasil, entretanto, a rede social de Mark Zuckerberg funciona como um complemento para os recrutadores, visto que estes utilizam, sobretudo, o Linkedin para buscar novos profissionais, conforme análise do headhunter e presidente da Junto Brasil Fast Recruitment, Ricardo Nogueira.
“O Facebook, e também o Twitter, funcionam como complemento para o recrutador ver como a pessoa interage além do trabalho, com familiares e amigos (…) O Linkedin é mais utilizado pelos recrutadores devido ao foco corporativo”.
Apesar da importância das redes sociais, Nogueira ressalta que um bom perfil no Facebook, ou mesmo no Linkedin, não é garantia de emprego, sendo que a pessoa deve se preparar para a entrevista, para o contato pessoal.
Mesmo assim, o headhunter dá algumas dicas para quem quer se tornar interessante nas redes:
  • Fale sempre a verdade;
  • Seja realista;
  • Tenha informação de mercado;
  • Invista em formação acadêmica;
  • Saiba destacar o histórico profissional;
  • Saiba se relacionar com as pessoas.

Mini Curso: Seleção de pessoas - Os dois lados da mesa!!!

I Simpósio de Administração e I Fórum de Gestão da Tecnologia da Informação - FAI

Mini curso:Seleção de pessoas - Os dois lados da mesa!!!
O que as empresas buscam e os cuidados que os candidatos devem ter. Neste curso será tratado as formas  com as empresas fazem a seleção de pessoas, como são avaliados os candidatos  e os erros mais frequentes e cruciais cometidos pelos candidatos em processo de seleção.


Ministrado por Valicir MelchiorsTrebien.
Dia 20/10/2011

Na FAI as 19:00hs

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Idade e experiencia cada vez mais valorizados pelas empresas brasileiras.

Bela reportagem que fala da busca de profissionais com grande vivência no mercado. Profissionais que em outros tempos estavam sendo muitas vezes forçados a abrir mão da vida profissional por serem considerados "velhos" e para darem espaço aos mais jovens. Belas oportunidades pela frente
Boa Leitura!!!
http://www.infomoney.com.br/carreiras/noticia/2231718-profissionais+com+mais+anos+podem+contribuir+com+organizacoes

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Escolha Vocacional: O seu sucesso pessoal e profissional depende de suas escolhas!!!



ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
A orientação vocacional auxilia na escolha profissional. O objetivo é ajudar no esclarecimento das dúvidas como:
  • Qual profissão escolher?
  • No que posso me realizar profissionalmente?
  • Será que estou fazendo a escolha certa?
  • Já decidi minha escolha, mas gostaria de buscar mais dados para me certificar.
QUEM PRECISA DE ANÁLISE VOCACIONAL
Pessoas que:
  • Estão inseguras quanto ao curso universitário ou técnico.
  • Estão indefinidas entre 2, 3 ou mais cursos.
  • Não possuem ideia alguma quanto à futura profissão.
  • Desqualificam-se achando que “não servem para nada”.
  • Estão insatisfeitas quanto ao curso que frequentam.
  • Estão insatisfeitas quanto ao trabalho ou profissão que atuam.
  • Desejam mudar de carreira ou de área.
  • Estão desempregadas ou se aposentaram e desejam orientações sobre uma nova carreira.
  • Definiram seu futuro profissional mas querem buscar mais dados para se certificar da sua escolha.
BENEFÍCIOS DA ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
  • Identificar fantasias profissionais.
  • Desmistificar os cursos e profissões.
  • Descobrir os motivadores inconscientes.
  • Avaliar as pressões externas: pais, amigos, familiares, escola.
  • Conhecer a realidade profissional e o mercado de trabalho.
  • Identificar capacidades ou vocações.
  • Planejar o futuro profissional.
  • Evitar a evasão escolar: segundo o MEC cerca de 35% dos universitários trancam matrículas ou mudam de curso.
  • Evitar descontentamento profissional pela escolha errada de curso
COMO SE FAZ A ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
1. AUTO CONHECIMENTO
Auto-análise sobre os fatores que influenciam a escolha pessoal: família, professores, amigos, parentes, vizinhos, personalidades e ídolos; disciplinas escolares, leituras, classe social, aspecto econômico, mercado de trabalho, fantasias, expectativas, religião, modismos, prestígio social, curso de menor concorrência no vestibular, falta de conhecimento sobre cursos e carreiras, etc.
Auto-análise sobre características pessoais: habilidades, limitações físicas e emocionais, interesses, valores, temperamento, saúde, entusiasmo, criatividade, percepções, hábitos, inteligência, etc.
2. ANÁLISE PROFISSIONAL
Conhecimento sobre as características de cada curso e profissão. Habilidades necessárias, áreas de atuação, vantagens e desvantagens, condições do mercado de trabalho, oportunidades, saturação de profissionais, política do governo, restrições e incentivos.
PERGUNTAS FREQUENTES
1. Como é feito o atendimento de orientação vocacional?
O orientando faz em torno de 4 sessões individuais ( se necessário também com os pais).
Na primeira sessão faz-se os esclarecimentos básicos sobre como funciona o método de orientação vocacional e o cliente recebe uma apostila com os exercícios a serem realizados. Nas demais sessões são analisadas as respostas dos exercícios e testes para chegar a uma conclusão sobre a profissão mais provável a ser seguida.
 
2. Em quanto tempo é feito o trabalho de orientação vocacional?
Depende de quanto tempo o orientando se empenha em responder os exercícios. Os atendimentos acontecem quinzenalmente com horários pré agendados.
3. Porque demora o trabalho de orientação vocacional?
O trabalho de orientação vocacional não pode ser confundido com testes vocacionais que se fazia antigamente e tinham muitas vezes resultados duvidosos ou superficiais. O teste vocacional era feito em algumas horas e não permitia identificar as fantasias, distorções, motivadores inconscientes, pressões de família, sociedade e limitações que prejudicam a escolha da carreira. A orientação vocacional é fundamentada em estudos científicos.
4. Que tipo de exercícios são realizados no trabalho de orientação vocacional?
São atividades que envolvem questionários de auto conhecimento e personalidade, testes psicotécnicos, questionários de aptidões, interesses e valores pessoais, pesquisas sobre profissões, exercícios para identificar fantasias vocacionais, etc.
5. Qual o investimento?
peça orçamento pelo email valicir@yahoo.com.br
Contato:
Valicir Melchiors Trebien
Psicóloga e coaching – 20 anos de experiência em Recursos Humanos com foco em Seleção e desenvolvimentos de jovens e adultos para o mundo profissional. Atendimento com hora marcada.
Home Office: Rua Getúlio Vargas 17
Bairro Jardim Bela Vista–Itapiranga-SC
Fone: 49-36770439
Cel: 49-8408-5842

I Simpósio de Administração e I Fórum de Gestão da Tecnologia da Informação - FAI - Participe!!!

I Simpósio de Administração e I Fórum de Gestão da Tecnologia da Informação - FAI - Confira a agenda.


Profissões do futuro!! Conheça mais sobre isto!!

Acompanhe o brilhante trabalho realizado pelos jovens Daniel Paulus, Juliana Vogel e Cristiane Schonhals sobre o futuro do mercado de trabalho. Alem da torcida para que esta equipe vença este desafio todo material contruido é uma aula fantástica sobre o mundo do trabalho  e a busca da realização profissional.
 Esta equipe está participando do concurso de Blogs DESAFIO DO CONHECIMENTO 2.0 2011.  Este é um concurso realizado pela revista Its, onde alunos da 7ª e 8ª séries do ensino fundamental e 1º, 2º e 3º anos do ensino médio de escolas de Santa Catarina. Estão em primeiro lugar junto com uma escola do litoral do estado.
Torcida total!!!!!!
http://aquitemmaisconhecimento.blogspot.com/search/label/Sexta%20tarefa#

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Competências comportamentais são mais valorizadas pelas empresas

Ótima matéria que fala da importância das competências comportamentais como decisivas para a permanência e o sucesso no mercado de trabalho. O conhecimento deixa de ser um diferencial pois ele está acessível a todos. O conhecimento, a formação é o sendo o porto de partida, sem o conhecimento o profissional não participa, não consegue entrar  do "jogo", ou no mercado de trabalho. O que vai ditar o sucesso, a permanência é a capacidade de adaptação, de transformação, do uso deste conhecimento aliado a realidade da empresa, do mercado e a consequente  geração de resultados. Leia mais sobre isto!!!!!
http://www.infomoney.com.br/carreiras/noticia/2228143-competencias+comportamentais+sao+mais+valorizadas+pelas+empresas

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Foi o homem !! Fica o exemplo!!!

Aprendi a admirar este homem pela sua história de vida e tragetória!!! Fica o exemplo!!!

As 5 fases da vida para construir a carreira

Matéria importante sobre as fases da carreira que todos nós fatalmente passaremos. Quando planejamos temos mais chance de chegarmos a um bom resultado. A única coisa que mudaria é a situação de colocar família em escalas de prioridade. Família..é família...faz parte de nós mesmos e é difícil colocar em escala pois esta intrínsico para o nosso equilíbrio emocional.
http://www.hsm.com.br/artigos/5-fases-da-vida-para-construir-carreira

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Equipe Antenados e Atualizados da escola São Vicente de Itapiranga está em primeiro lugar no concurso Desafio do Conhecimento!!!!


Equipe Antenados e Atualizados da escola São Vicente de Itapiranga está em primeiro lugar no concurso Desafio do Conhecimento!!!! Viva!!!! Parabéns aos jovens Daniel, Juliane e Cristiane!!!!!
Acompanhnhe este belissimo trabalho!!!
http://www.desafiodoconhecimento.com.br/

http://aquitemmaisconhecimento.blogspot.com/

Matéria importante!! Muitos jovens tem dificuldade de entender a importancia do networking.

Muitos jovens tem dificuldade de entender a importância do networking. Networking significa construir contatos  consistentes e que promovam o desenvolvimentos das capacidades e da percepção dos aspectos positivos das pessoas. Não deve ser confundido com  querer aparecer  de qualquer forma, politicagem, ou simples contatos em redes sociais.
Leia materia completa!!!

sábado, 1 de outubro de 2011

Formatura Curso de Administração com ênfase em Recursos Humanos forma última turma

Recursos Humanos forma última turma Na noite de sábado (22/08) os acadêmicos de Administração com Habilitação em Recursos Humanos fizeram a festa na Associação Cargill. A professora Ioli Rossatto dirigiu a cerimônia junto com o coordenador do curso Egon Bieger. Os alunos escolheram como patronesse a professor Valicir Melchiors Trebien, paraninfa a professora Fernanda Zanin Motta Corrêa, e professor homenageado Heinrich Führ. Esteve ainda na mesa de honra a secretária acadêmica, Rosangela da Rosa.

O formando Bertilo Royer dirigiu o juramento enquanto que a Simone Vollmer proferiu o discurso em nome dos colegas. A decoração ficou por conta da Budi Decorações. O Padock fez a sonorização da festa e a equipe da MW Produções e Eventos e Foto Stúdio Marino providenciou o registro e vídeo e fotos. O Restaurante Pertutti foi o responsável pelo jantar servido aos convidados.

Após o jantar, o brinde de champanhe e a tradicional valsa de formatura anunciaram que a festa seria grande até a madrugada de domingo, animada pela dupla Rubiane e Adriano e mais tarde pelo DJ Luciano.