domingo, 11 de dezembro de 2011

As frases que você nunca deve falar para o chefe - Carreira - EXAME.com

Mentir, inventar desculpas para faltar ao trabalho ou ameaçar se demitir são atitudes proibidas

São Paulo – A construção de um bom relacionamento com o seu chefe leva tempo, e para conquistar a confiança dele é preciso dedicação diária. Por isso, seu comportamento é essencial para alavancar sua carreira.

Com as recomendações de Fernanda Campos, sócia diretora da Mariaca, confira abaixo quais são os assuntos ou frases que nunca devem chegar até o chefe.
1 Isso não faz parte do meu trabalho
“Seu dever é executar a demanda e refletir porque ele passou essa tarefa”, diz Fernanda. “Pode ser que o seu chefe pediu porque confia no seu trabalho ou quer testar suas habilidades”.
Para ela, se realmente não faz parte das suas competências e você não conseguiu realizar a tarefa, a dica é pedir ajuda para os colegas e depois relatar ao chefe da sua tentativa.
2 A culpa não é minha
Não é uma frase que o chefe espera. Incriminar o colega de trabalho não ajudará a resolver o problema, mesmo porque a culpa pode ter sido sua.
3 Se você não fizer isso, eu me demito!
Ameaçar o chefe nunca é uma boa opção. “Temos que lembrar que estamos num ambiente de trabalho, por mais liberdade que o profissional tenha, o chefe pode acatar e acabar demitindo o profissional”, afirma Fernanda.
4 Isso é impossível de fazer!
Por mais difícil que a tarefa possa parecer, antes de retrucar, é preciso tentar. Demonstre ao seu chefe que você é uma pessoa colaborativa e depois de várias tentativas relate a razão de não ter conseguido.
5 Eu faltei porque meu cachorro está doente
Não invente que algum parente faleceu ou que um animal de estimação ficou tão doente que você teve que faltar o trabalho. O chefe pode descobrir que você mentiu de diversas maneiras, ainda mais com as redes sociais.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

As 12 principais gafes em festas de fim de ano

Já postei outro artigo sobre este assunto. Ele é importantíssimo. No mundo do trabalho nosso comportamento fora dele faz parte do julgamento que é feito de nos como pessoas e como profissionais.
Muitos nestas oportunidade perdem créditos profissionais e até viram motivo de piadas no ambiente corporativo.
Leia mais!!!

As 12 principais gafes em festas de fim de ano

Para não virar motivo de piada, evite beber demais e não trate seu chefe como se fosse seu amigo íntimo


São Paulo – As comemorações de fim de ano nas empresas começam a ocupar a já agitada agenda de dezembro. Com comida e bebida à vontade, a tentação é grande para descontar todo o estresse do trabalho na festa. Isso até pode ter justificativas, mas não é recomendado.
Com uma carreira e uma imagem profissional a zelar (e colegas de trabalho que se lembrarão de seus deslizes) fique atento para suas atitudes. “Prevalece o bom senso, todos os excessos serão penalizados e nunca serão favoráveis para o profissional”, afirma Licia Egger, consultora de imagem e etiqueta corporativa.
“Numa festa as pessoas se soltam e mostram mais de sua personalidade. Os chefes aproveitam essas oportunidades para avaliações que normalmente não são feitas no dia a dia”, diz Lígia Marques, consultora em etiqueta e marketing pessoal.
Agora, não é para se engessar e não se divertir na festa. Mas é preciso ter bom senso. Confira abaixo o que você não deve fazer nos encontros da empresa.
1 Beber além da conta
Se a empresa oferece bebida alcoólica não significa que você deva beber como se não houvesse amanhã. “A bebida deixa as pessoas emotivas, desinibidas ou sinceras demais. Não pode esquecer que as pessoas que podem te demitir, exonerar ou promover estão no mesmo ambiente que você”, diz Romaly de Carvalho, professora de etiqueta empresarial da Fundação Getúlio Vargas.
Uma das principais gafes listadas pelas especialistas, a dica para que a bebida é para cada dose de bebida tomar uma de água.
2 Falar mal da festa
Para as especialistas, é importante lembrar que o momento é de confraternização e não de enumerar se gostou ou não da decoração, da comida ou da escolha do local.
3 Falar mal das pessoas presentes na festa
Se a única razão de falar mal do colega de trabalho (ou pior, do chefe) é para dar risadas, procure um assunto melhor. Para evitar a saia justa da pessoa escutar e você não saber o que fazer, evite.
4 Abusar do decote e comprimento da roupa (no caso das mulheres)
“Sempre passamos uma mensagem aos outros através da roupa. Que essa mensagem, então, seja a melhor possível”, afirma Lígia. Saia muito curta, roupas muito justas, decotes e transparência são itens proibidos.
Para Licia, as mulheres querem ficar muito bonitas e se esquecem de que a festa é uma confraternização de trabalho e não uma balada.
5 Levar lembrancinhas da festa, mesmo quando elas não são lembrancinhas
Tem garrafas de whisky ou vinho sobrando? Se não for presente da empresa, não leve para casa. Para as especialistas, você não quer que o seu chefe veja você levando para casa vasos de flores, enfeites da mesa ou recolhendo os salgadinhos ou docinhos restantes.
6 Se fechar em uma “panelinha”
“A festa é um momento para circular, fazer networking e conhecer outras pessoas que você não convive diariamente”, afirma Romaly.
7 Tratar o chefe como se fosse um amigo íntimo
Não só o chefe como colegas de trabalho. Se a cultura organizacional da sua empresa já mostra que essa liberdade não existe é preciso respeitar e preservar a hierarquia na festa.
“Quer se aproximar, seja educado e agradeça a festa. Se o chefe continuar a conversa fique o tempo que quiser, sempre entendendo que essa possibilidade deve vir dele e não sua”, explica Licia.
8 Flertar de maneira constrangedora
Beijos, abraços e paqueras acontecem. Mas evite ser caloroso e provocante demais.
9 Subir em cima da mesa
Você pode ter mil motivos para querer subir em cima da mesa e mostrar que você está feliz. Mas jamais faça isso, além dos motivos óbvios (cair e contribuir para mais uma gafe), você não quer ser lembrado como “a pessoa que subiu em cima da mesa na festa da empresa”.
10 Encher o prato com comida demais
Para Romaly, deselegante não é repetir 30 vezes e sim encher o prato como se a comida fosse acabar.
11 Sensualizar durante a dança
Dançar não é proibido, mas deve ser feito com postura, diz Lígia. Dançar axé e funk pode ficar constrangedor se você ultrapassa os limites e começar a se “esfregar” no colega de trabalho.
12 Tirar fotos ou filmar momentos constrangedores
Para Licia, é normal querer registrar o que está acontecendo na festa, mas não com a intenção de filmar ou tirar foto de um colega em uma situação constrangedora e depois mostrar para todos.

http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/as-12-principais-gafes-em-festas-de-fim-de-ano?page=1&slug_name=as-12-principais-gafes-em-festas-de-fim-de-ano

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

As 10 carreiras que trazem mais felicidade profissional

Bela matéria!!! Interessante pensar sobre isto!!! Ideais  altruístas com o objetivo de buscar o bem dos outros e da humanidade e conseguir  entender o significado deste trabalho são o que mais traz felicidade e realização!!!
 Boa leitura!!!


Em nível de satisfação, carreiras que buscam bem estar de terceiros desbancam profissões líderes em salário e prestígio.

Os mais satisfeitos com a carreira

São Paulo – Ajudar os outros e destinar as horas de trabalho para algo que realmente é coerente com suas paixões e interesses pessoais parece ser a principal fórmula para satisfação no trabalho.

Pelo menos é o que indica levantamento feito pela Universidade de Chicago com mais de 27 mil americanos de todos os setores.

As carreiras que abrigam os profissionais mais felizes não oferecem salários milionários ou passaporte garantido para as camadas mais altas da sociedade. Mas elas oferecem algo que dinheiro nenhum compra: orgulho e coerência no que se faz.

No topo da lista estão as pessoas que dedicam suas vidas profissionais para o serviço religioso, independente da religião. Seguidas por bombeiros e fisioterapeutas.

Confira quais são as carreiras que trazem mais satisfação, segundo o estudo. Para quem odeia o próprio trabalho, inspire-se para revitalizar sua carreira
http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/as-10-carreiras-que-trazem-mais-felicidade-profissional