quinta-feira, 9 de julho de 2015

A escola e o Futuro:aluno geração X,Y,Z ...Novos alunos...Nova escola...


Oficina: A escola e o Futuro: alunos gerações X,Y,Z ...Novos alunos....Nova escola...
“Na semente está a árvore.”
Hegel



 Qual o futuro da escola? Vivenciamos as gerações X, Y e Z; e a escola está preparada? Os alunos do futuro terão docentes preparados para essa nova realidade? O que esperamos do sistema educacional nesse novo paradigma? Certamente, a expectativa é imensa, pois, hoje, a escola já vivencia essa dificuldade, permeada por crianças e jovens com habilidades multifacetadas, mas, muitas vezes, ainda pratica teorias pedagógicas obsoletas, distantes do “mundo” deles. Espera-se, portanto, que a escola prepare as pessoas para serem cidadãs competentes em um ambiente compartilhado, capazes de conviver socialmente numa perspectiva harmônica. A escola de hoje já é permeada pelos alunos gerações X, Y e Z, com novas posturas, outros valores e com múltiplas facetas no que tange ao conhecimento. É nesse contexto que a escola tem um grande desafio: o de compreender que esse aluno nativo da era da informática, com múltiplas habilidades permeadas pelo dinamismo intelectual, é parte desse ponto de chegada, e, para alcançar o ponto de chegada, é necessário refletir acerca do próprio ponto de partida. A lógica dialética de Hegel — “Na semente está a árvore” — nos faz refletir sobre a semente de hoje que será a árvore no futuro e como estaremos trabalhando este processo  desde o início. Então, o desafio da escola é desenvolver um novo modo de pensar, uma nova consciência, um novo paradigma baseado no sentimento, no afeto, com foco nas virtudes, significar mais o sentir que o racionalizar. Preparar os professores  para ponto de chegada desta nova geração de alunos.

Esta oficina ocorreu no evento abaixo.
 
Sicredi Alto Uruguai e Grande Palmeira reúnem 500 professores para formação por áreas do conhecimento





 
Na sexta-feira (3/7) a FAI Faculdades está movimentada com as oficinas da 3ª Formação por áreas do conhecimento promovida pela Sicredi Alto Uruguai e Grande Palmeira. Conforme a Diretora de Ensino, professora Lenir Luft Schmitz, são 500 professores participantes vindos dos municípios de Rodeio Bonito, Pinhal, Ametista do Sul, Taquaruçu do Sul, Vista Alegre, Planalto, Boa Vista das Missões e Jaboticaba no Rio Grande do Sul, e São Carlos, Santa Catarina.
A abertura do evento contou com a apresentação/show da Orquestra de Violões de Itapiranga, e presença do prefeito Milton Simon, do Presidente da Sicredi Alto Uruguai, Eugenio Poltronieri; Presidente da Sicredi Grande Palmeira, Elvis Roberto Rossetto; Diretor Geral da FAI Faculdades de Itapiranga, Leandro Sorgato; Diretor Administrativo, Daniel Rosolen e da Gerente de Compras Karine Fonini; Diretora de Ensino da FAI Faculdades de Itapiranga, professora Lenir Luft Schmitz; Vice-Presidente da Sicredi Grande Palmeira, Jorge Luiz Martins de Oliveira e o Diretor Executivo da Sicredi Grande Palmeira, Mauro de Quadros da Silva; além do Prefeito de Boa Vista das Missões, Jair Scolari, e o Vice-prefeito, Fermino Dalabrida.
Esse evento tem como objetivo: Propor oficinas metodológicas por área do conhecimento visando à formação continuada dos docentes. O programa A União Faz a Vida está presente na região há 17 anos. Nos nove municípios da área de atuação da Sicredi Alto Uruguai e Grande Palmeira estão envolvidas com o programa 48 escolas, 632 professores, 223 funcionários da educação e 6.495 alunos.
Conforme a assessora de Comunicação do Sicredi Grande Palmeira, Jaqueline Malheiros, este momento surgiu da demanda dos próprios professores que consideravam muito importante as capacitações específicas nas suas respectivas áreas.
Já a assistente de Programas Sociais do Sicredi Alto Uruguai, Sabrine Moro, diz que hoje o programa A União faz a Vida vive mais um momento muito especial na sua história, oportunidade que está oferecendo aos seus educadores 11 oficinas de formação através da FAI Faculdades, que recebe a todos em Itapiranga e disponibiliza a sua estrutura para os trabalhos do dia.