quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Psicologia, emagrecimento e bem estar


Na última semana aconteceu mais uma polêmica sobre estratégias de emagrecimento onde uma blogeira sugeria na sua página da rede social que suas seguidoras em dieta de emagrecimento fizessem fotos íntimas e enviassem para uma amiga. Estas fotos poderiam vazar se o plano da dieta e os resultados não fossem alcançados. Como não poderia deixar de ser esta blogueira foi muito criticada pela irresponsabilidade de tal sugestão e inclusive recebeu notas de repúdio de alguns conselhos profissionais ligados a saúde, bem-estar e emagrecimento.

Evidentemente as questões de emagrecimento vão muito além dos aspectos estéticos. A saúde e o bem estar são muito favorecidos quando a pessoa está dentro de seus parâmetros de peso adequado.

Nas últimas décadas muitas dietas e estratégias de emagrecimento tem sido lançadas, disseminadas e experimentadas por grande parte do público que tem como objetivo perder peso. É muito frequente nos deparar com propagandas de chás e fórmulas que prometem emagrecimento extraordinário em tempo muito curto e sem esforço ou dificuldade.

Também existem pessoas que buscam auxilio de profissionais competentes para auxiliar no processo de emagrecimento, como médicos, nutricionistas, educadores físicos, profissionais da estética, entre outros.

Mas, mesmo diante de dietas com expectativa de ótimos resultados ou acompanhamento de profissionais, existe uma população que inicia a dieta e após alguns dias ou semanas começam a se sentir emocionalmente estressados. Acabam sendo tomadas por um sentimento incontrolável onde as demandas da vida passam a interferir e os horários já não beneficiam a dieta. Em seguida encontram vários motivos para abandonar seu objetivo.

Neste ciclo problemático do processo de emagrecimento apresentado é que pode ser muito proveitoso o apoio do profissional da psicologia. Nos entraves emocionais do processo de emagrecimento o Psicólogo pode contribuir em algum dos aspectos abaixo:

·         Relação emocional com a comida: é muito comum no nosso desenvolvimento emocional correlacionarmos alguns alimentos com o estado emocional. Para muitas pessoas, situações de stress e ansiedade afetam de forma bastante sensível aspectos de fome e saciedade. Um exemplo muito conhecido é o chocolate como compensação em momentos de tristeza, desanimo ou ansiedade. Também diversos outros alimentos podem ocupar esta função de tentativa na diminuir este desconforto, gerando em seguida tristeza e frustração na pessoa que busca emagrecer. Ao invés de diminuir sentimentos desagradáveis com a alimentação ainda há o ganho de peso. O profissional de psicologia pode auxiliar no enfrentamento dessas emoções buscando novas estratégias que sejam mais eficazes e que contribuam para o bem-estar psíquico e para o emagrecimento.

·         Auxílio nas recaídas: É muito comum uma pessoa iniciar uma dieta e ter recaídas abandonando suas intenções de melhoria nos aspectos de saúde, bem-estar e emagrecimento. Neste momento é muito comum o pensamento do tudo ou nada, “Não tem jeito, eu não consigo emagrecer. Não sirvo para fazer dietas” ou “Se não consigo seguir a dieta alguns dias então não adianta fazer dieta”. O profissional de psicologia ajuda a questionar e resignificar esses pensamentos, dando suporte para reiniciar a dieta sempre que houverem recaídas.

·         Auxílio nas frustrações: em determinados casos algumas pessoas apresentam dificuldades de perder peso, mesmo fazendo dieta e atividade física, esse fato desencadeia sentimento de frustração e desânimo acarretados pelo pensamento de incapacidade e inadequação. O psicólogo auxilia no manejo desses sentimentos e pensamentos e principalmente no monitoramento do comportamento reduzindo a probabilidade dessa pessoa abandonar a dieta e a atividade física.

·         Definição de objetivos: geralmente os objetivos de emagrecimento estão vinculados a objetivos ou passados pelos médicos, nutricionistas e educadores físicos, mas, muitas vezes as pessoas se esquecem de buscar seus objetivos, como vestir aquela roupa que não serve mais, se sentir confiante e atraente, se achar bonito (a) e até mesmo se sentir confortável consigo e em eventos sociais. O profissional de psicologia ajuda a refletir sobre esses objetivos e trabalha com o paciente a busca desses.

No geral, o psicólogo auxilia na motivação para definir e alcançar os objetivos dentro das questões de saúde e bem-estar propiciando maior clareza nas dificuldades para lidar com sentimentos desagradáveis sem que seja necessário comer para que eles passem. Também nos aspectos emocionais que fazem as pessoas confundir fome, sede com desejo incontrolável e compulsão alimentar como forma de minimizar stress e ansiedade.

Para encerrar segue algumas dicas para auxiliar na busca do bem estar e emagrecimento:

·         Elogie-se e valorize toda vez que conseguir atingir seu objetivo seja ele diário ou em outro período;

·         Alimente-se devagar e conscientemente;

·         Encontre exercícios físicos que lhe proporcione prazer;

·         Quando tiver recaídas reinicie no próximo minuto.