quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Volta das férias -Depois do merecido descanso, como fazer para voltar ao ritmo o mais rápido possível

Olá amigos...férias terminando.. e a vida real cutucando a gente.....

pensei em postar algo sobre este momento de volta ao trabalho e suas dificuldades...



Dicas  para tornar mais fácil a volta ao trabalho.

Desfrutar das merecidas férias é saudável e necessário. Pela CLT que todo trabalhador tem o direito a um período de férias após 12 meses de trabalho. É o tempo que a pessoa precisa para si mesma, para colocar em prática algum projeto pessoal, viajar, descansar, fazer algum curso,  enfim: renovar as energias. Mas quando chega a hora de voltar  existem profissionais que demoram um pouco para retomar o ritmo de trabalho.

 Se isso acontece com você, não se culpe. Este sentimento de improdutividade e até certa lentidão para executar tarefas e tomar decisões é normal, aumentando  de acordo com a ampliação do tempo fora da empresa. São poucos os profissionais que voltam com toda a energia logo no primeiro dia.

Isso não significa que o profissional pode utilizar esses parâmetros como desculpa para continuar trabalhando  em “marcha lenta”. É preciso se organizar a fim de voltar ao ritmo de antes das férias  para não comprometer a produtividade e o desempenho profissional.

Depois das férias, os especialistas concordam que, em no máximo três dias, o profissional já está readaptado. A questão do retorno, dizem, não é só uma questão de planejamento, mas física e emocional  também. Durante o tempo de folga, acordar e dormir tarde, se alimentar em horários diferentes  acaba virando rotina e dificulta ainda mais a volta ao trabalho. Por isso,  dias antes tente colocar o relógio nos horários de antes das férias.


No primeiro dia de trabalho, organização é a palavra-chave. Evite desconfortos no ambiente de trabalho e não perca tempo. Trace prioridades logo no primeiro dia para não sentir-se perdido.

Procure saber quais os projetos que estão sendo tocados e conheça o ponto onde eles estão, ou mesmo veja como está algum projeto que estava em andamento antes das férias.
Dê uma boa olhada em sua caixa de mensagens e jogue fora tudo o que não se relacionar ao trabalho. Tente organizar por importância de assunto e vá resolvendo por prioridades.

Cuide da sua aparência. Se esforce para que ela traduza este momento de energia renovada. Se for preciso vá ao salão, faça as unhas, corte o cabelo;
E
ssas poucas dicas que podem fazer a diferença entre voltar ao trabalho revigorado, se adaptado novamente a rotina. E importante que se tenha em mente os bons momentos durante as férias e que traga esta sensação ao ambiente de trabalho. Com essas lembranças, o profissional conseguirá trabalhar melhor, manter a calma e serenidade para conseguir, mais facilmente, voltar a ter o ritmo e a produtividade de antes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário