domingo, 19 de fevereiro de 2012

Discurso Paraninfa - Formatura Administração - Fai faculdades 18/02/2012


Ilmo. Superintendente da instituição de ensino, Sr. Leandro Sorgato. 
IIma. Coordenadora do curso de Administração, Professora Rosiane Oswald; 

Ilmo. Patrono da Turma, Professor Ari Soethe;
Ilmo. Professores Homenageados, Professores Airton Soehn e Professor Ricardo Tomazelli; 

Ilmo. Delegado do Conselho Regional de Administração - Adm. Enio Luiz Fandaruff

Também cumprimento demais professores, funcionários da instituição e autoridades aqui presentes.
Queridos Pais, cônjuges, filhos, amigos, namoradas e namorados dos formandos desta noite; 

de forma especial, Queridos formandos,

Primeiramente gostaria de agradecer a vocês o convite para paraninfa da turma. Fiquei muito feliz e honrada em poder estar aqui neste último ato formal desta etapa da vida acadêmica de vocês.

Buscando na literatura o termo "paraninfo" tem origem na Grécia e refere-se aqueles que eram responsáveis por acompanhar, tomar conta, e proteger. Passado o tempo, o termo ganhou o significado de "padrinho”.
De acordo com esta tradição, cabe ao paraninfo,  o dever, diante dos seus afilhados, de felicitá-los, acompanhá-los e protegê-los.
Dentro deste contexto, cabe-me conduzi-los, aconselha-los para caminhos que serão responsáveis por escolhas que perdurarão por toda vida. São estas escolhas pessoais e definitivas que faz e fará de vocês adultos conscientes do seu potencial e da sua essência primordial.
Uma solenidade de graduação marca tanto o fim de um caminhar como o começo de uma nova caminhada. Vendo nesta perspectiva, é uma forma de despedida que fica sendo uma porta entre dois mundos: o que foi e o que virá.

Em outras literaturas encontramos o entendimento do discurso do paraninfo como a última aula.
É uma alegria poder estar aqui, com vocês  para nossa ultima aula, sendo testemunhada pelas pessoas que vocês amam.

Tenho pensado muito no que eu poderia dizer neste momento tão importante.  No livro  O Mundo é Plano, Thomas Friedman faz um mapeamento do futuro do mercado de trabalho e as perceptivas em relação ao trabalho humano e a produção de bens. Segundo ele frente as mudanças que estão acontecendo e fazendo uma analise do perfil das pessoas que terão sucesso neste ambiente de negócios Friedman, coloca que o conselho que muitas vezes recebemos de nossos pais, professores ou até do paraninfo, ou paraninfa,  da turma, dizendo que devemos buscar em nossas profissões fazer o que a gente ama, não é um conselho água com açúcar. É uma premissa que cada vez mais significará uma estratégia de sobrevivência.

 O ser humano somente consegue ser criativo em atividades que ele ama e consequentemente, lhe dão prazer e despertam significado. Quando o trabalho não desperta satisfação e significado, além dos problemas organizacionais de desempenho e produtividade surgem impasses como falta de equilíbrio entre carreira e família, abuso de drogas, álcool e depressão, todos estes, sintomas claros de ausência de prazer e significado na vida.

 Ao nascer recebemos  magníficos presentes ou dons – talentos, capacidades, privilégios, diferentes tipos de inteligência e oportunidades. Por causa destes dons o potencial existente dentro de uma pessoa é tremendo, até mesmo infinito. Precisamos nos esforçar para desenvolver estes dons e quanto mais usarmos e ampliarmos nossos talentos atuais, mais talentos receberemos  e maior se tornará nossa capacidade.

Além de usar e ampliar a utilização dos dons que a vida presenteou eu peço  como paraninfa, que vocês sempre busquem a utilização sábia do espaço entre o estímulo e a resposta, a chamada liberdade de escolha.

 Estudando a vida de todos os grandes realizadores, os que exercem ou exerceram uma enorme influencia sobre outras pessoas, os que fizeram contribuições significativas, os que fizeram as coisas acontecerem, sempre encontramos o mesmo padrão. Por meio do esforço persistente e da luta interior, eles expandiram enormemente suas inteligências ou capacidades.

Qualquer pessoa que tenha exercido uma profunda influencia sobre outras, em instituições, família ou na sociedade, qualquer um que tenha realmente feito uma diferença, possuía três atributos em comum: visão, disciplina e paixão. Como diz Covey, no seu livro o 8 habito, esses três atributos governam o mundo desde seus primórdios.

O primeiro atributo : A visão envolve enxergar  um estado futuro com o olho da mente. Todas as coisas são criadas duas vezes: primeiro, tem lugar uma criação mental, segundo uma criação física.

A primeira criação é a visão, ela representa desejos, sonhos, esperanças, objetivos e planos. Cada um de nos tem um imenso poder e grande capacidade de reinventar  a vida. Einstein já dizia: “ A imaginação é mais importante do que o conhecimento”. A visão é maior do que a historia.

E a visão mais importante que todos devemos desenvolver é o sentimento  da nossa missão e do nosso papel exclusivo na vida, um sentimento de propósito e significado.

O segundo atributo é a disciplina que  é tão importante quanto a visão. Ela é a execução, o fazer acontecer, o sacrifício, o esforço necessário para concretizar a visão. É o processo de subordinar o prazer de hoje  em prol de um prazer maior, a longo prazo. Ao contrario do que muitos pensam apenas pessoas disciplinadas são verdadeiramente livres.

O terceiro atributo é a paixão. A paixão nasce no coração e se manifesta como otimismo, empolgação, conexão emocional, determinação.

Aristóteles dizia: “ a nossa vocação reside onde se cruzam os talentos e as necessidades do mundo”  Ali reside nossa paixão, aquilo que nos energiza e nos dá impulso. É o que nos dá força para continuar quando tudo mais pode nos querer levar a desistir.

O segredo para criar paixão na sua vida é descobrir os seus talentos exclusivos, seu papel e seus propósitos especiais no mundo.

 Na nossa profissão de administradores temos o compromisso de ajudar as pessoas e organizações a buscar significado para a existência humana e de suas instituições.   Como administradores  em muitos momentos lidamos com o intangível, onde precisamos entender que o fator humano, pelo seu potencial criativo e inovador é a grande possibilidade de resultado das organizações. Fazer um equilíbrio entre o curto prazo e o longo prazo. Sem curto prazo uma empresa quebra. Sem longo prazo ela quebra também. Investir nas pessoas é investir no lucro futuro. Todo ser humano tem talento. A equação: pessoas excelentes + produtos excelentes é a que com maior facilidade garante o sucesso de qualquer instituição.

 Também como seres humanos a melhor forma de medir o significado de nossas vidas é nossa contribuição para a valorização da vida, da integridade das nossas relações e do comportamento harmonioso que partilhamos com as pessoas de nossa convivência pessoal e profissional.

E, como professora,  peço-lhes algumas pequenas grandes coisas:
Gostaria que vcs mantivessem sempre viva a vontade de aprender. Não apenas em sua área, na especialidade que vocês escolheram, mas, sem preconceito ou qualquer vaidade, aprendam sobre tudo. Enriqueçam-se com leituras de qualidade e outras fontes de informação, busquem enriquecer suas experiências culturais. Utilizem aquilo que aprenderam em sala de aula, e busquem mais; não se contentem apenas com o que nós, professores, lhes ensinamos; busquem mais. Quero vocês, ousados e determinados, mas também humanos, éticos e responsáveis em suas atitudes.

 No mais, eu gostaria de agradecê-los de coração pelo convívio, pelas discussões, pelas risadas que tivemos ao longo da nossa caminha  e fazer com que saibam que sempre estarei de braços abertos, com muita satisfação e alegria para recebê-los, seja para ajudá-los em alguma coisa ou mesmo para jogar a conversa fora.

Para mim vocês são seres humanos maravilhosos, com enorme potencial, que deixaram suas marcas em minha alma e o significado disso é difícil ser expressado por palavras.


 Desejo a vcs sucesso na integralidade da palavra. Sucesso pessoal, sucesso profissional, sucesso material, sucesso emocional e espiritual em todas as vossas realizações.

 E para finalizar eu peço a Deus que acompanhe a caminhada de vocês, e de todas as pessoas que vocês amam.

 Muito Obrigado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário