sábado, 2 de setembro de 2017

Educação financeira e o universo feminino


A relação das mulheres com as questões financeiras é um tema recente e que vem acompanhando as conquistas profissionais, o desenvolvimento de carreira e a ampliação do espaço feminino na sociedade. As mulheres sempre tiveram sob sua responsabilidade a administração da casa e organização da vida da família. Esta experiência contribuiu muito para os recentes sucessos na vida profissional e carreira das mulheres envolvidas no mundo do trabalho. O cuidado com os detalhes, a habilidade de fazer “ mais com menos”, a liderança cuidadosa, entre outras características, são habilidades predominantemente femininas.

Junto com isto, coube às mulheres, maior cuidado e responsabilidade em relação a gestão das finanças pessoais e da família. Este tema tem interferências de aspectos educacionais, culturais e biológicos onde até pouco tempo as mulheres das gerações anteriores pouco podiam se envolver com o assunto por ser considerado algo de responsabilidade dos homens. Mesmo com muitas mudanças acontecendo pesquisas demonstram que parte das mulheres ainda demonstra desinteresse pelo tema bem como aversão ao risco dos investimentos, seja por falta de informação, seja por uma cultura familiar que nunca as envolveu no assunto.

Por outro lado, as mulheres envolvidas com responsabilidades nos aspectos financeiros e sustendo da família tem apresentado maior estresse e ansiedade em relação a finanças. Segundo pesquisas estas mulheres apresentam níveis mais elevados de ansiedade em relação às finanças em comparação aos homens com responsabilidades financeiras parecidas.  Este resultado tem sido atribuído também pela percepção de que os homens tendem a ser mais confiantes em relação as finanças. Segundo o estudo, os homens por vezes, são mais confiantes do que deveriam ser, tendo maior risco de arriscar a segurança financeira da família. Administração financeira e finanças comportamentais é um tema muito importante e que as mulheres precisam aprender a olhar com cuidado evitando ilusões de que alguém cuidará disto para elas. As mulheres, de uma forma geral, apresentam um perfil mais conservador e protetor, pensam mais a longo prazo, na família, em seu futuro e daqueles que ama. É comum a mulher se arriscar menos, porém, munida das informações e estratégias certas, ela pode construir uma vida de prosperidade, segurança, bem-estar e conforto para si mesma e seus queridos. Existe muita informação disponível e muitas formas de desenvolver o aprendizado em relação ao assunto. Informe-se.  Este tema faz parte  do  bem estar e de uma  vida plena!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário