domingo, 25 de setembro de 2011

Palestra de Valicir Trebien na Semana Acadêmica de Engenharia de Alimentos da UNOESC SMO

Semana Acadêmica de Engenharia de Alimentos surpreende organizadores
Evento acadêmico esteve relacionado às áreas de engenharia, ciência e tecnologia de alimentos, formação pessoal e empresarial
Foi realizada a 3ª Semana Acadêmica do curso de Engenharia de Alimentos da Unoesc, campus de São Miguel do Oeste. Nas três noites do evento, ocorreram debates e palestras com focos variados, onde acadêmicos, professores e população puderam obter informações profissionais ligadas ao setor de alimentos da região.
Conforme a coordenadora do curso, professora Msc. Eliane M. de Carli, o objetivo do evento era abordar temas de interesse acadêmico pelo fato de o curso ser recente na região e também por buscar ascensão local. Contudo, segundo ela, as noites surpreenderam positivamente em razão de haver grande participação de estudantes de outros cursos e também profissionais que já atuam na área. "A princípio, o público seria de acadêmicos, mas tivemos pessoas de outros cursos aqui da Unoesc e também gente que trabalha nas indústrias da região", reforça.
Na avaliação da professora, todos, especialmente os acadêmicos, saíram satisfeitos com a Semana Acadêmica. "Fomos muito felizes com relação ao público e também aos temas das palestras. Eles puderam rever e aprender novos conceitos de mercado", comenta. Conforme Eliane, a opção por três noites de palestras teve o intuito de trazer bastante informação e motivação aos alunos, visto que o curso é novo e a profissão é abrangente e promissora. "A engenharia de alimentos é uma das profissões que menos perdem mercado devido à necessidade mundial de se produzir alimentos", finaliza.
PALESTRAS
Os temas abordados durante o evento foram: Microbiologia - ferramenta para segurança alimentar; Controle de resíduos de antibióticos no leite - do produtor ao consumidor; Higienização industrial com foco na indústria de carnes e derivados; Procedimentos para limpeza CIP - linhas frias e quentes; Hidrocolóides - utilização na indústria láctea; Competências, comportamentos e atitudes - o jovem no mercado de trabalho.
MERCADO DE TRABALHO
Conforme a palestrante da noite de encerramento, a psicóloga e gerente de recursos humanos da Seara Alimentos de Itapiranga, Valicir Melchiors Trebien, o mercado de trabalho possui implicações diretas sobre o perfil e o comportamento dos jovens. "O objetivo da palestra é ajudar o jovem a entender algumas características e algumas situações que ocorrem no mercado de trabalho, onde a gente percebe que ele comete alguns erros desnecessários", destaca. Conforme ela, tais erros podem comprometer a carreira dos jovens.
Outro fator destacado por Valicir, foi a diferença de idade e também de perfil individual existente dentro de uma mesma empresa, e que precisa ser dada atenção. "Existem pessoas de 18 anos, de 60 anos, que foram criadas diferentemente umas das outras, com formações e vivências em épocas diferentes, mas que precisam aprender a trabalhar juntas". lembra. Segundo ela, os jovens possuem dificuldades em entender os mais velhos e vice-versa. "Então, esse é o objetivo. É preparar o jovem pra o que ele pode vir a enfrentar no mercado de trabalho. É facilitar pra que ele obtenha sucesso", conclui.


1 / 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário